Flamme Rouge

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Visão Geral:

Em Flamme Rouge, cada jogador assume o controle de uma equipe de dois ciclistas.  Um deles é focado em velocidade, sendo chamado de sprinter, e o outro ciclista é focado em manter um ritmo constante de corrida, sendo chamado de rouleur.

O objetivo do jogo é fazer com que um dos seus ciclistas cruze a linha de chegada antes de qualquer outro jogador.

Dessa forma, no início do jogo, os jogadores receberão uma miniatura de cada um de seus ciclistas, e um baralho de cartas correspondente a cada um deles.

Então, no início do turno, cada jogador escolherá um de seus ciclistas, e pegará 4 cartas do baralho correspondente. Nesses baralhos, constam cartas de valor 2 a 9 para o sprinter e de 3 a 7 para o rouleur. Esses valores representam quando de estamina os jogadores usarão nesse turno, acelerando ou diminuindo o ritmo de seus corredores.

Das 4 cartas compradas, apenas uma será jogada. Ao jogar uma carta, o jogador moverá seu ciclista de acordo com o valor mostrado na carta, e então a descartará do seu baralho.

Uma vez escolhida a carta para um de seus corredores, o jogador pega 4 cartas do baralho do outro corredor, e também escolhe uma carta. Escolhida ambas as cartas, os jogadores esperam até que todos os jogadores estejam prontos.

Então, todas as cartas, de todos os jogadores, são reveladas simultaneamente, e inicia-se a fase de movimentação. Isso é, na ordem da corrida, os ciclistas moverão de acordo com as cartas escolhidas.

Flamme Rouge prossegue até que um jogador cruze a linha de chegada. Esse jogador é o vencedor! Caso dois jogadores cruzem a linha de chegada, vence o jogador que foi mais longe.

 

Curiosidades:

    • Flamme Rouge (“Chama Vermelha” em tradução literal) é o nome da bandeira vermelha em formato de triângulo que marca o último quilômetro de todos os estágios do Grand Tour de ciclismo;
    • A bandeira vermelha (flamme rouge) foi introduzida em 1906, e tem sido usada desde então pelos ciclistas para saber exatamente em qual momento devem estar 100% prontos para iniciar o sprint final da corrida;
    • O designer Asger Granerud sempre gostou de jogos de corrida como Snow Tails, Ave Cesar e a Lebre e a Tartaruga. Contudo, as reais inspirações para a criação de Flamme Rouge foram os jogos Dominion e Magic: The Gathering.
    • Em 2012, Asger Granerud (designer do jogo) estava refletindo sobre como Dominion fez sucesso ao separar apenas uma característica do jogo Magic: The Gathering (a mecânica de deck-building), e começou a se questionar sobre como seria um jogo com o conceito de “deck-thinning” (afinamento ou esgotamento de baralho);
    • Ao pensar sobre um jogo em que o baralho se esgotasse ao longo da partida, a ideia de um jogo de preservação e consumo de energia pareceu óbvia ao designer. A partir disso, o conceito rapidamente progrediu para um jogo de corrida e na sequência para um jogo de ciclismo.
Flamme Rouge - Curiosidades - Protótipo

Foto do Protótipo de Flamme Rouge. Foto: Asger Harding Granerud

 

Dicas:

1. Assuma a liderança do grupo antes das subidas

Flamme Rouge - Dica 1 - Assuma a Liderança

Se você está com seus dois ciclistas em grupo maior, e logo terá uma subida a frente, não tenha medo de jogar cartas mais altas para assumir a liderança ou até mesmo se afastar do grupo.

Subidas oferecem a oportunidade perfeita para você bloquear outros jogadores, e justamente por isso, é sempre interessante estar a frente dos demais jogadores em Flamme Rouge.

Além disso, se você ficar guardando todas as suas cartas altas para o final da corrida, é bem provável que acabe comprando apenas cartas altas e cartas de exaustão no final do percurso.

Embora essa possa parecer uma boa ideia, bastará apenas uma pequena subida para fazer você desperdiçar os movimentos das suas cartas altas, sobrando apenas valores baixos para a reta final de Flamme Rouge.

2. Se estiver na liderança de um grande grupo, jogue cartas altas

Flamme Rouge - Dica 2 - Se Afaste do Grupo

No início de Flamme Rouge, é comum que um jogador fique a frente do grupo com seu rouleur, fazendo o trabalho duro para todo o grupo. O jogador tentará então jogar uma carta baixa, a fim de evitar o seu destino, mas como os demais jogadores fazem o mesmo, ele continua na liderança.

Eu já vi isso acontecer muitas vezes, e as pessoas muitas vezes parecem apáticas à essa situação, fazendo a mesma coisa turno após turno.

Contudo, a solução aqui é óbvia: jogue uma carta alta! Isso significa que você vai continuar a pegar cartas de exaustão, mas pelo menos aqui seus oponentes farão o mesmo. Assim, ao invés de só você ganhar exaustões, outros 2 ou 3 jogadores também ficarão exaustos, e terão que começar a usar as suas cartas mais altas para alcançar você.

3. Saia das subidas o mais rápido possível

Flamme Rouge - Dica 3 - Não fique muito tempo na subida

Como nas subidas existe a regra de que você pode andar no máximo 5 espaços, é provável que você fique inclinado a jogar apenas cartas mais baixas que isso, a fim de não desperdiçar seus movimentos.

Contudo, muito cuidado com essa estratégia!

Embora desperdiçar movimentos não seja algo bom, é muito pior ficar vários turnos em uma mesma subida, principalmente se você estiver sendo bloqueado por outros jogadores.

Dessa forma, abra a mão, e jogue logo aquele 6 ou 7 para agilizar a sua corrida e vencer Flamme Rouge!

 

Prêmios e Indicações Flamme Rouge:

    • 2018 Gioco dell’Anno Nominee
    • 2018 As d’Or – Jeu de l’Année Nominee
    • 2017 Cardboard Republic Socializer Laurel Nominee
    • 2016 Golden Geek Board Game of the Year Nominee
    • 2016 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
    • 2016 Golden Geek Best Board Game Artwork & Presentation Nominee

 

O Que Vêm na Caixa do Flamme Rouge (Componentes):

    • 4 tabuleiros de jogador
    • 8 ciclistas (2 por jogador: 1 rouler e 1 sprinter)
    • 21 peças de estrada (dupla face)
    • 120 cartas de energia (30 por jogador, 15 por tipo de ciclista)
    • 60 cartas de exaustão (30 por tipo de ciclista)
    • 6 cartas de estágio
    • 4 cartas de referência

 

Ficha Técnica Flamme Rouge:

Editora: Conclave Editora (Nacional)
Lautapelit.fi (Internacional)
Ano de Publicação: 2016
Lançamento no Brasil: Agosto/2018
Idioma: Português (PT-BR)
Dependência de Idioma: Nenhuma
Número de Jogadores: 2 a 4 Jogadores (Ideal em 4 Jogadores)
Tempo Estimado de Jogo: 30-45 minutos
Faixa Etária: Acima de 8 anos
Designer: Asger Harding Granerud
Arte: Ossi Hiekkala
Jere Kasanen
Formato das Cartas: 190 cartas tamanho 56 x 87 mm (Padrão USA)
Expansões: Flamme Rouge: Peloton
Mecânicas Gestão de Mão
Simulação
Tabuleiro Modular
Movimento Ponto-a-Ponto
Manual Para baixar, clique aqui

Informação adicional

Peso 1.7 kg
Dimensões 30 x 30 x 7 cm

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