Eldritch Horror

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Visão Geral:

Em Eldritch Horror, cada jogador assumirá o papel de um investigador, e tentará solucionar mistérios, defender a humanidade de horrores indescritíveis, e banir um Ancião (ser de poder inimaginável que desafia o próprio conceito do tempo) deste mundo.

Eldritch Horror é jogado em uma série de turnos, onde cada turno consiste em três fases sempre resolvidas em ordem. Primeiramente, ocorre a fase de ação, onde os jogadores realizarão várias ações, afim de se descolocar pelo tabuleiro e se preparar para as missões que terão de enfrentar.

Na segunda fase do turno, os jogadores lutarão contra Monstros, e resolverão as cartas de encontro correspondentes ao espaço onde se encontram. Por último, na terceira fase, o investigador-chefe resolverá uma carta de mito. As cartas de mito geralmente avançam o marcador de perdição, dão origem aos portais, e criam novos desafios aos investigadores.

O jogo prossegue em sucessivos turnos, até que os jogadores tenham vencido ou perdido o jogo. Isso é, como Eldritch Horror é um jogo cooperativo, todos os jogadores estão no mesmo time, e ganham ou perdem o jogo juntos.

A única forma de vencer em Eldritch Horror é solucionando três Mistérios do Ancião. Caso o Ancião desperte, os jogadores devem solucionar também o mistério final para vencer o jogo.

Contudo, os jogadores perdem se o marcador de perdição chegar a zero; se todos os investigadores forem eliminados; se o efeito de uma carta de mito fizer com que os investigados percam; ou se o baralho de mitos acabar.

Por fim, Eldritch Horror é um jogo temático altamente desafiante, baseado nos contos de H. P Lovercraft, que intensifica a tensão a cada elemento presente na narrativa do jogo. É um clássico que deve estar na coleção de qualquer jogador que aprecie jogos com temática de horror, investigação e aventuras mundiais.

 

Curiosidades:

    • Em Eldritch Horror, uma das principais preocupações dos designers foi identificar e entender quais mecânicas e elementos temáticos levaram ao sucesso de Arkham Horror, de forma que pudessem produzir um jogo com todos esses elementos, mas que fosse mais simples e mais acessível a novos jogadores;
    • Visando facilitar o aprendizado do jogo e deixá-lo mais rápido, o manual de Eldritch Horror foi o primeiro manual da editora Fantasy Flight Games a ser separado em duas partes. Mais tarde, outros jogos como Mansions of Madness (2ª Ed.) e Legacy of Dragonholt usariam o mesmo sistema para simplificar o aprendizado das regras;
    • Praticamente todas as cartas de encontro de Eldritch Horror foram escritas por Tim Uren, enquanto trabalhava na Fantasy Flight Games. Por isso, ele é citado já abaixo dos designers nos créditos do jogo.
    • Um dos problemas identificados em Arkham Horror era que nem todo jogador conseguia ler uma carta de encontro a cada turno. Assim, muitas vezes os jogadores entravam em um lugar, mas não sabiam o que havia acontecido com seu personagem. Em Eldritch Horror, esse problema foi resolvido com as cartas de encontro que são compradas em todos os turnos, independentemente do espaço que seu personagem estiver ocupando.
Eldritch Horror - Curiosidades - Comparativo de Capa

Foto comparativa das capas de Arkham Horror 1ª Edição (cima) e Eldritch Horror (baixo). Artista: Anders Finer

 

Dicas:

1. No início do jogo, abuse do baralho de recursos

Eldritch Horror - Dica 1 - Baralho de Recursos

No início do jogo, haverão poucos portais e monstros no mapa, e seus investigadores provavelmente estarão fracos para começar a resolver os mistérios logo de cara.

Dessa forma, talvez a melhor ação que você pode realizar no início do jogo é adquirir recursos, pois eles deixarão o seu personagem mais forte, sendo úteis por toda a partida.

Além disso, recursos podem ser adquiridos em praticamente qualquer lugar (qualquer cidade que não tenha um monstro), permitindo que os investigadores fiquem mais fortes, mas sem se desviar do foco principal do jogo (resolver os mistérios).

2. Realize as expedições apenas se não houver nada melhor a fazer

Eldritch Horror - Dica 2 - Expedições

As expedições correspondem a uma parte muita divertida do jogo, contudo, elas raramente valem a pena. Isso porque nem sempre você conseguirá ter sucesso na sua expedição, e quando conseguir, isso não significa que o artefato ganho te ajudará a resolver os mistérios do jogo.

Portanto, sempre que possível, foque nos mistérios. E aí, caso você perceba que os portais e monstros estão sob controle, e uma expedição está perto de um de seus investigadores, aí sim você pode se dar ao luxo de realizá-la.

Obviamente, existe algumas exceções a se considerar aqui. Por exemplo, caso um mistério requeira um artefato especifico, você não terá como fugir das expedições. O mesmo é válido se você estiver jogando contra Yig, que fará com que o marcador de perdição avance muito rápido se você ignorar as expedições.

3. Danos à sanidade são mais comuns que danos à vida

Eldritch Horror - Dica 3 - Tokens de Sanidade

É um fato que em Eldritch Horror, danos à sanidade dos investigadores são mais comuns que danos à vida. Basicamente, essa informação é importante em dois momentos do jogo.

O primeiro deles é na escolha dos investigadores. Como danos à sanidade são mais comuns, o investigador Charlie Kane (4 de vida e 8 de sanidade) possui muito mais durabilidade do que o Silas March (8 de vida e 4 de sanidade) ou que o Mark Harrigan (8 de vida e 4 de sanidade), tendo menos chances de morrer durante a partida.

Além disso, saber que danos à sanidade são mais comuns te ajuda quando você precisa escolher entre tomar um dano de vida, ou um dano de sanidade. De maneira geral, prefira tomar sempre danos de vida, a não ser em circunstâncias específicas, onde você não quer que seu personagem morra, e possui muito mais pontos de sanidade do que de vida.

 

Prêmios e Nomeações:

    • 2013 Golden Geek Best Thematic Board Game Nominee
    • 2013 Golden Geek Best Board Game Artwork/Presentation Nominee

 

O Que Vêm na Caixa (Componentes):

    • 1 Manual de regras
    • 1 Guia de referência
    • 1 Tabuleiro
    • 12 Fichas de personagens com os respectivos suportes de plásticos e marcadores
    • 4 Fichas de Ancião
    • 122 Cartas de encontro (8 da América, 8 da Europa, 8 da Ásia/Austrália, 12 Genéricos, 24 de Outro Mundo, 18 de Expedição, 12 Especiais, 32 de Pesquisa)
    • 51 Cartas do Mito
    • 16 Cartas de Mistério
    • 14 Cartas de Artefato
    • 40 Cartas de Recurso
    • 36 Cartas de Condição
    • 20 Cartas de Feitiço
    • 43 Marcadores de monstros (34 normais, 9 épicos)
    • 1 Indicador de Investigador-Chefe
    • 20 Fichas de Bilhetes de Viagem (8 de trem, 12 de barco)
    • 30 Fichas de Aprimoramento (6 para cada proficiência)
    • 78 Fichas de Vida e Sanidade
    • 1 Marcador de Mistério
    • 36 Marcadores de Pista
    • 20 Marcadores Tétricos
    • 4 Marcadores de Rumor
    • 1 Marcador de Presságio
    • 1 Marcador de Perdição
    • 9 Marcadores de Portal
    • 4 Cartas de Referência
    • 4 Dados
    • 1 Marcador de Expedição Ativa

 

Ficha Técnica:

Editora: Galápagos Jogos (Nacional)
Fantasy Flight Games (Internacional)
Ano de Publicação: 2013
Lançamento no Brasil: 2014
Idioma: Português (PT-BR)
Dependência de Idioma: Extenso
Número de Jogadores: 1-8 Jogadores (Ideal em 4 jogadores)
Tempo Estimado de Jogo: 120-240 minutos
Faixa Etária: Acima de 14 anos
Designer: Corey Konieczka e Nikki Valens
Arte: Anders Finer, David Griffith, Ed Mattinian, Patrick McEvoy, Emilio Rodriguez, Magali Villeneuve e Drew Whitmore
Formato das Cartas: 189 cartas tamanho 57 x 89 mm (Chimera)
114 cartas tamanho 41 x 63 mm (Mini USA)
Expansões: Eldritch Horror: Montanhas da Loucura
Eldritch Horror: Conhecimento Perdido
Eldritch Horror: Under the Pyramids
Eldritch Horror: Vestígios Estranhos
Eldritch Horror: The Dreamlands
Eldritch Horror: Sinais de Carcosa
Eldritch Horror: Cities in Ruin
Eldritch Horror: Masks of Nyarlathotep
Mecânicas Cooperativo
Jogadores com Diferentes Habilidades
Movimento Ponto-a-Ponto
Narração de Histórias
Rolagem de Dados
Manual Para baixar, clique aqui

Informação adicional

Peso 3.4 kg
Dimensões 30 x 30 x 7 cm

Avaliações(1)

  1. Avaliação 5 de 5

    Jogo muito bom para os fãs de Lovecraft. É bem difícil de ganhar, mas garante horas de diversão. A leitura na cartas é bem bacana, e as peças também são bem feitas, então isso garante uma imersão bem interessante no universo do cthullu. Pessoalmente gostei bastante!

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