Jamaica

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Visão Geral:

Em Jamaica, cada jogador assumirá o papel de um capitão pirata, que em 1708, assume o grande desafio de acumular mais ouro ao apostar uma corrida ao redor da ilha da Jamaica.

No início do jogo, cada jogador escolhe uma ficha de capitão pirata (todos baseados em piratas com biografias reais), e ganha uma ficha que representa os 5 porões de seu navio, 3 dobrões, 3 marcadores de alimento, e um baralho pessoal com 11 cartas.

Em seguida, os jogadores embaralham seus respectivos baralhos, e dele pegam 3 cartas. Um jogador é selecionado como o capitão do turno, e joga dois dados. Esse jogador então seleciona qual dos dois dados representará o dia, e qual representará a noite.

Feito isso, todos os jogadores escolhem uma das 3 cartas que pegaram, e baseando-se nisso podem: mover-se para frente ou para trás, adquirir mais ouro, adquirir mais alimento, ou adquirir mais pólvora.

É importante ressaltar que os números dos dados definirão quantas vezes cada jogador realizará as ações mostradas nas suas respectivas cartas. Dessa forma, se o capitão escolheu um dado com valor 6 para o dia, e outro com valor 3 para a noite, cada jogador realizará em ordem uma ação com valor 6 (mostrada na parte esquerda da carta escolhida) e em seguida uma ação com valor 3 (mostrada na direita da carta escolhida).

Quando os barcos se movem, os capitães precisarão pagar alimentos ou ouro dependendo do espaço onde pararam. Ao parar em um espaço com outro navio pirata, poderá ocorrer um combate, de forma que um jogador pode furtar bens do outro jogador.

O jogo prossegue até que um dos jogadores finalize uma volta completa pela ilha de Jamaica, disparando assim o final da partida. Vence, no final do jogo, quem tiver acumulado mais pontos de vitória.

 

Curiosidades:

    • O jogo Jamaica começou a ser criado quando o designer Sébastien Pauchon foi contratado para criar um jogo para uma empresa de seguros. A empresa deu carta branca ao designer, sendo que as únicas solicitações eram que o jogo fosse “familiar” e “pudesse ser jogado em 2 a 6 jogadores”;
    • As cartas originais, usadas nos protótipos de Jamaica, possuíam tamanho “Poker Size”, e tinham a orientação vertical, onde a ação do dia aparecia na parte de cima da carta, e a ação noturna na parte de baixo. O tamanho foi alterado para o formato Tarot para fazer com que as cartas parecessem mais velhas, a para a orientação horizontal, a fim de deixar as ilustrações mais naturais e panorâmicas;
    • Nas fases iniciais dos testes de Jamaica, os jogadores jogavam um dado comum (valores 1 a 6) nos combates. Contudo, assim o valor tirado no dado ficava quase irrelevante perante a quantidade de pólvoras utilizadas pelos jogadores. Os autores então resolveram dobrar os valores apresentados nas faces dos dados (2, 4, 6, 8…), o que deixou o jogo mais balanceado;
Jamaica - Curiosidades - Protótipo

Foto do Protótipo de Jamaica. Foto: Sébastien Pauchon

 

Dicas:

1. Guarde as Cartas de Movimento Duplo para o Final da Partida

Jamaica - Dica 1 - Não Acelere Muito

Embora Jamaica tenha a temática de uma corrida, esse não é um jogo em que vencerá o primeiro jogador a cruzar a linha de chegada.

Isso é, em Jamaica, os jogadores ganham mais pontos por acabarem à frente na corrida, mas se primeiro jogador não tiver também alguma outra forma de somar pontos (moedas e cartas de tesouro), chegar em primeiro não lhe garantirá a vitória.

Portanto, a dica aqui é para que você não acelere muito no início da sua corrida. Utilize parte do seu tempo pegando moedas e cartas de tesouro na sua trajetória, e só depois disso busque acelerar o seu barco.

As cartas de movimento duplo, onde você poderá se mover tanto no dia quanto na noite, são ótimas para o final do jogo, e geralmente garantem que você não ficará atrás da linha dos cinco pontos negativos.

2. Blefe com as suas Cartas de Tesouro

Jamaica - Dica 2 - Cartas de Tesouro

Dentre as cartas de tesouro no baralho, existem algumas cartas que adicionam pontos de vitória (de +3 a +7), algumas cartas de tesouro amaldiçoado, que reduzem seus pontos de vitória (de -2 a -4), e algumas cartas de poderes, que dão uma habilidade especial ao jogar que a encontra.

Ao longo de sua trajetória, você provavelmente terá a oportunidade de pegar alguns desses tesouros, e fará isso de maneira aleatória, apenas escolhendo uma carta no baralho.

O interessante, contudo, é que outros jogadores poderão roubar esses tesouros de você ao encontrá-lo em combate.

Justamente por isso, é importante que as vezes você blefe ao pegar uma carta de tesouro, ficando feliz com uma carta de tesouro amaldiçoado, e triste com uma carta real de tesouro.

Assim, você aumenta as suas chances de passar os tesouros amaldiçoados para outros jogadores, e aumenta as chances de ficar com os tesouros reais até o final da partida.

3. Use os custos de movimento a seu favor

Jamaica - Dica 3 - Custo dos Locais

Em Jamaica, quando você não pode pagar o custo do lugar onde parou, você é obrigado a ir voltando até parar em um local que possa pagar o custo.

Embora isso possa parecer ruim, existem várias situações em que você pode utilizar isso a seu favor.

Por exemplo, algumas vezes é jogo você voltar para pegar um tesouro que havia deixado de pegar, ou para atacar um navio que esteja mais fraco que você, e assim roubar alguns tesouros.

Então, fique atento, porque o “cálculo errado” que te leva ao local onde você não consegue bancar o custo, pode se tornar o “cálculo certo” para conseguir a carta de tesouro que estava faltando no seu porão!

 

Prêmios e Nomeações:

    • 2009 As d’Or – Jeu de l’Année Nominee
    • 2008 Tric Trac Nominee
    • 2008 Spiel des Jahres Recommended
    • 2008 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
    • 2008 Golden Geek Best Children’s Board Game Nominee
    • 2008 Golden Geek Best Board Game Artwork/Presentation Winner
    • 2008 Golden Geek Best Board Game Artwork/Presentation Nominee
    • 2008 Essener Feder Best Written Rules Winner

 

O Que Vêm na Caixa (Componentes):

    • 01 tabuleiro
    • 66 cartas de ação (11 para cada personagem/jogador)
    • 12 cartas de tesouro
    • 80 moedas de ouro
    • 45 tokens de alimento
    • 45 tokens de pólvora
    • 6 navios de plástico
    • 9 tokens de tesouro
    • 6 manuais de regras (um em cada idioma)
    • 3 dados
    • 1 token de primeiro jogador (compasso)

 

Ficha Técnica:

Editora: Galápagos Jogos (Nacional)
GameWorks SàRL (Internacional)
Ano de Publicação: 2007
Lançamento no Brasil: Julho/2018
Idioma: Português (PT-BR)
Dependência de Idioma: Nenhuma
Número de Jogadores: 2-6 Jogadores (Ideal em 6 jogadores)
Tempo Estimado de Jogo: 30-60 minutos
Faixa Etária: Acima de 8 anos
Designer: Malcolm Braff, Bruno Cathala e Sébastien Pauchon
Arte: Mathieu Leyssenne
Formato das Cartas: 66 cartas tamanho 60 x 120 mm (Tamanho de Sleeve Personalizado)
12 cartas tamanho 45 x 68 mm (Mini Euro)
Expansões: Jamaica: The Crew
Mecânicas Ação Simultânea
Rolagem de Dados
Gestão de Mão
Manual Para baixar, clique aqui

Informação adicional

Peso 2.2 kg
Dimensões 32 x 23 x 9 cm

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