Five Tribes
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Visão Geral:
Viajando pelas lendas das 1001 Noites, a sua caravana se depara com o Sultonato de Nagala. Mas o sultão acaba de falecer, deixando todo o seu povo dividido pelo poder. Os oráculos profetizaram a vinda de um estrangeiro que irá unificar as 5 tribos do deserto. Será que você é o escolhido?
Em Five Tribes, cada jogador assume o papel de um líder, e busca influenciar e ganhar poder no Sultonato de Nagala ao manobrar as 5 tribos do deserto no momento e nas posições adequadas.
No início do jogo, as 30 peças que compõe o tabuleiro são colocadas aleatoriamente na mesa, e sobre cada uma delas são colocados 3 meeples. Existem meeples de 5 cores diferentes, e cada uma delas representa uma tribo.
Cada jogador recebe 50 moedas, um marcado de turno e 8 camelos (em partidas com 2 jogadores, cada jogador recebe 2 marcadores e 11 camelos). A partir disso, os jogadores revezarão seus turnos selecionando uma dentre as 30 peças que compõe o tabuleiro, e então movendo todos os meeples que se encontram nela.
A cada peça que o jogador se movimenta, ele deve obrigatoriamente deixar um meeple. Ao colocar o último meeple em uma das peças, o jogador coleta todos os meeples daquela mesma cor. Caso a peça fique vazia em decorrência disso, o jogador coloca um de seus camelos sobre ela.
Em seguida, o jogador ativará a habilidade da tribo coletada, e da peça onde parou, a fim de adquirir moedas, ganhar pontos de vitória, comprar novos gênios, ou mais mercadorias.
O jogo prossegue até que um dos jogadores tenha colocado todos os seus camelos no tabuleiro, ou até que se esgotem as ações possíveis no jogo. Os jogadores então contabilizarão seus pontos, e o jogador com mais pontos de vitória se torna o novo Sultão!
Curiosidades:
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- A edição original de Five Tribes utilizava as cartas de escravos na realização dos sacrifícios para os Gênios. Contudo, como a utilização de escravos para sacrifícios não foi bem vista pela comunidade de board games, essas cartas foram substituídas pelas cartas de Fakirs;
- O protótipo inicial de Five Tribes foi feito para apenas 2 jogadores, com apenas 9 ladrilhos de terrenos;
- Na fase de protótipo, Five Tribes se chamava Heliópolis. Isso porque quando estava decidindo qual o melhor tema para usar no jogo, o designer Bruno Cathala encontrou uma história referente à cidade de Heliópolis, no Egito Antigo, que se enquadrava muito bem no jogo que ele estava projetando;
- O tema de Five Tribes só foi alterado pouco tempo antes da Days of Wonder se comprometer a publicar o jogo. A mudança ocorreu como um pedido da editora, uma que eles já haviam publicado o jogo “Cleopatra and the Society of Architects”, que também se passava no Egito Antigo;
- A Days of Wonders foi a única editora a receber a proposta de Bruno Cathala para publicar o jogo. Ainda assim, outra grande editora já havia mostrado interesse na publicação, e estaria pronta para realizar a produção caso o jogo fosse negado pela Days of Wonders.

Carta de Escravo, utilizada na versão original do jogo, a qual foi substituída pela carta de Fakir nas edições revisadas. Foto: Andrew Smith
Dicas:
1. No início do jogo, veja se existem 2 assassinos nas peças de maior valor

Logo após a finalização do setup do jogo, cheque a quantidade de assassinos nas 3 peças de lugar com maior valor no jogo (15, 12 e 10 pontos, respectivamente).
Caso hajam 2 assassinos em uma dessas peças, considere a estratégia de iniciar o seu turno trazendo um terceiro assassino para matar o meeple que lá se encontra, e assim ganhar o controle dessa peça com um de seus camelos.
Caso necessário, aposte uma quantia relativamente alta pela oportunidade de fazer isso.
Isso porque em Five Tribes, você não deve considerar apenas quantos pontos você poderá fazer no seu turno, mas também quantos pontos os seus oponentes deixarão de marcar caso você faça o movimento correto.
2. Combine as suas Ações

Mantenha sempre em mente que no seu turno, você executará duas ações. Isso é, você primeiramente executará a ação da sua tribo, e na sequência executará a ação da peça onde parou.
Dessa forma, quando estiver escolhendo em qual peça você deseja parar, considere escolher uma peça em que os meeples instantaneamente te forneçam algum efeito bônus.
Em termos práticos, procure sempre pelas oportunidades onde você pode finalizar o movimento de mercadores em um mercado, ou com anciões em um local sagrado.
Preferencialmente, ao considerar a estratégia dos anciões e locais sagrados, procure fazer isso o quanto antes na partida. Uma vez que os gênios promovem benefícios por todo o jogo, quanto antes você adquiri-los, antes você poderá usufruir dos seus poderes.
3. No final da partida, preste muita atenção na quantidade de Vizires dos seus Oponentes

No final da partida, cada jogador marca 1 ponto para cada vizir que possui, e mais 10 pontos para cada jogador que possui menos vizires que ele/ela. Isso significa que em um jogo com 4 jogadores, o jogador com mais vizires marca 30 pontos a mais que o jogador com menos vizires no jogo!
Essa é uma diferença gritante em pontos, principalmente se ela for proveniente de uma diferença de apenas 1 ou 2 vizires entre os jogadores.
Dessa forma, no final da partida, fique sempre atento à possibilidade de coletar mais vizires, e à possibilidade de utilizar os assassinos para matar os vizires dos seus oponentes.
Preferencialmente, use os assassinos para matar os vizires de oponentes que possuem 1 vizir a mais do que você, ou oponentes que possuem exatamente a mesma quantidade que você.
Prêmios e Nomeações:
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- 2015 SXSW Tabletop Game of the Year Nominee
- 2015 Lys Passioné Winner
- 2015 Lys Passioné Finalist
- 2015 International Gamers Award – General Strategy: Multi-player Nominee
- 2015 As d’Or – Jeu de l’Année Nominee
- 2015 As d’Or – Jeu de l’Année Grand Prix Winner
- 2014 Tric Trac Nominee
- 2014 Tric Trac d’Or
- 2014 Meeples’ Choice Nominee
- 2014 Golden Geek Most Innovative Board Game Nominee
- 2014 Golden Geek Board Game of the Year Nominee
- 2014 Golden Geek Best Strategy Board Game Winner
- 2014 Golden Geek Best Strategy Board Game Nominee
- 2014 Golden Geek Best Board Game Artwork & Presentation Nominee
O Que Vêm na Caixa (Componentes):
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- 5 Folhas Resumos dos Turnos/Gênios
- 1 Bloco de pontuação final
- 2 conjuntos de 8 camelos e 1 marcador de turno
- 2 conjuntos de 11 camelos e 2 marcadores de turno
- 1 Marcador de ordem do Leilão
- 1 Marcador de ordem do Turno
- 90 Meeples das tribos (12 amarelos, 18 azuis, 18 verdes, 18 vermelhos, 20 brancos)
- 1 Saco de tecido
- 12 Palmeiras de madeira
- 10 Palácios de madeira
- 30 Tiles (12 azuis e 18 vermelhos)
- 22 Cartas de gênios
- 96 Moedas de ouro (48 valem 5 e 48 valem 1)
- 54 Cartas de recursos (36 mercadorias e 18 faquires)
Ficha Técnica:
Editora: | Galápagos Jogos (Nacional) Days of Wonder (Internacional) |
Ano de Publicação: | 2014 |
Lançamento no Brasil: | Agosto/2018 |
Idioma: | Português (PT-BR) |
Dependência de Idioma: | Nenhuma |
Número de Jogadores: | 2-4 Jogadores (Ideal em 2 jogadores) |
Tempo Estimado de Jogo: | 40-80 minutos |
Faixa Etária: | Acima de 13 anos |
Designer: | Bruno Cathala |
Arte: | Clément Masson |
Formato das Cartas: | 54 cartas tamanho 43,5 x 67,5 mm (Mini Chimeuro) 20 cartas tamanho 80 x 80 mm (Quadrado Médio) |
Expansões: | Five Tribes: The Artisans of Naqala Five Tribes: The Thieves of Naqala Five Tribes: Whims of the Sultan |
Mecânicas | Colecionar Componentes Controle/Influência de Área Leilão Tabuleiro Modular |
Manual | Para baixar, clique aqui |
Informação adicional
Peso | 1.7 kg |
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Dimensões | 31 x 31 x 8 cm |
Avaliações(1)
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Excelente jogo! As possibilidades estratégicas são infinitas. Já se tornou um dos meus favoritos.