9 Excelentes Jogos para os Apaixonados por Catan

Jogo Catan: 9 excelentes jogos para os apaixonados por essa diversão
29 de agosto de 2018 Leonardo Polak

Você encontra o jogo Catan em todos os lugares! Seja em mercados, livrarias ou lojas de brinquedo, não é difícil encontrar um lugar para adquirir a sua cópia.

Na realidade, existe uma grande chance de você estar lendo esse artigo porque o jogo Catan foi o primeiro jogo diferente de Banco Imobiliário ou War que você jogou na sua vida! E talvez, esse tenha sido seu primeiro jogo de tabuleiro moderno, aquele que te cativou a conhecer mais sobre esse universo fantástico!

(Confira como e por que o jogo Catan se tornou um dos jogos mais vendidos da história)

E agora, talvez o jogo Catan esteja ficando um pouco velho para você ou para o seu grupo. Não que exista algo de errado com ele, mas as vezes você quer expandir um pouco mais a sua coleção, jogar algo diferente nos fins de semana, aventurar-se em outros temas e dinâmicas de jogo.

Dessa forma, embora não existam 2 jogos exatamente iguais, alguns deles compartilham semelhanças, e através delas podemos tirar algumas recomendações.

Por exemplo, alguns jogos compartilham o mesmo tema, como os jogos de zumbis ou os jogos de vikings. Outros jogos compartilham mecânicas, como movimento ponto a ponto ou coleção de componentes. Outros ainda simplesmente parecem ter tabuleiros semelhantes, como os jogos que se utilizam de mapas.

Dessa forma, nesse artigo eu pretendo separar o jogo Catan em algumas partes básicas, e te sugerir alguns jogos semelhantes com base nesses elementos. Então, se você gosta de como esse aspecto é utilizado em jogo Catan, você pode verificar outros jogos para ver se eles também se adequam ao seu gosto.

Então vamos lá?!

1. Se Você Gosta de Negociar com Outros Jogadores

Catan - Negociação - por Ryan Lemanski

Jogo Catan – O Jogo – Foto: Ryan Lemanski

Provavelmente, a mecânica mais popular em jogo Catan está na interação comercial feita entre os jogadores.

Isso é, são as negociações que levam aos momentos mais divertidos e frustrantes durante cada partida. Por alguma razão, sempre que alguém tenta se livrar das suas ovelhas, ninguém quer trocá-las por madeira sem uma leve risadinha.

De maneira geral, as negociações também são a parte mais polarizante do jogo, que faz com que algumas pessoas o amem, e outras pessoas o odeiem.

Para os colegas que amam, aqui vão algumas recomendações.

 

Bohnanza

Catan - Bohnanza - por Dmitriy Beskrovnyy

Bohnanza – Foto: Dmitriy Beskrovnyy

Se você gosta de interagir com seus colegas como se você fosse o Lobo de Wall Street, então você realmente deve conhecer Bohnanza.

Não, esse não é um jogo de mercado de ações. Bohnanza é um jogo de cartas, um pouco mais leve em termos de regras e estratégias que Catan, mas com um elemento único no seu design que faz das negociações um pilar fundamental do jogo.

Nele, quando você compra cartas para a sua mão, elas sempre vão parar atrás das demais, sendo que você não poderá reorganizá-las na ordem que quiser. No início do seu turno, você será obrigado a jogar (ou, na realidade plantar, uma vez que são cartas de feijões) a carta que estiver a frente na sua mão.

Como você possui um limite máximo de campos de plantação (2 no início do jogo), caso você precise plantar um tipo de feijão que não condiz com aqueles plantados a sua frente, você precisará colher de algum desses campos primeiro, quer ganhe pontos com isso ou não.

Dessa forma, a gestão das cartas na sua mão é fundamental para que você tenha chance de vencer a partida. Essa gestão é feita principalmente pelas negociações dos jogadores.

Isso é, como os jogadores têm permissão para trocar cartas de qualquer lugar na sua mão com outros jogadores, você continuamente estará procurando por bons negócios, de forma que apenas os feijões que mais te interessam fiquem a frente na sua mão.

No mais, Bohnanza é também um excelente jogo de coleção de componentes, possuindo um dos melhores custos/benefícios do mercado.

 

Colosseum

Catan - Colosseum - por Andre Nordstrand

Colosseum – Foto: Andre Nordstrand

Como segunda recomendação para os jogadores que gostam de negociação, Colosseum é um jogo Catan com esteroides.

Nele, você estará tentando construir espetáculos, mais ou menos como você procura construir estradas e assentamentos em Catan. Contudo, para realizar esses espetáculos, você primeiramente precisará conseguir alguns recursos nos leilões do jogo.

Esses recursos poderão ser utilizados para construção dos seus próprios espetáculos, ou em negociações com outros jogadores.

Basicamente, são raras as vezes em que você conseguirá obter tudo o que precisa apenas nos leilões, e por isso terá de negociar com outros jogadores. Muitas vezes, faz até mais sentido você pegar no leilão os recursos que outros jogadores estão precisando, de forma que você possa negociá-lo mais para a frente, em um preço melhor.

Assim o jogo prossegue, e a cada rodada você precisará analisar e trabalhar de diversos ângulos, a fim de encontrar qual o melhor negócio para você!

 

Sheriff of Nottingham

Catan - Sheriff of Nottinghan - por D Bruff

Sheriff of Nottinghan – Foto: D Bruff

Por último, como terceiro jogo que se utiliza da mecânica de negociação, Sheriff of Nottingham é um dos jogos mais divertidos que já joguei nesse estilo!

Nele, os jogadores revezarão seus turnos assumindo o papel de mercadores, ou do Xerife de Nottingham.

Ao assumir o papel de mercadores, os jogadores tentarão levar mercadorias para dentro da cidade. Essas mercadorias podem estar dentro da lei (cartas verdes), ou corresponderem a mercadorias contrabandeadas (cartas vermelhas).

Mercadorias contrabandeadas sempre valem mais do que mercadorias que estão dentro da lei, mas aqui existe um problema! Como as mercadorias podem ser vistoriadas pelo xerife antes de entrarem na cidade, você precisará convencê-lo de que não está carregando contrabando, pois de outra forma, terá de pagar pela sua mentira!

Sabendo disso, os jogadores negociam a todo momento com o xerife, de forma que ele apenas vistorie as levas de mercadorias que são do seu interesse.

Assim, temos aqui um jogo de muita negociação, mas também de muito blefe, onde os jogadores tentarão manipular o xerife o tempo todo para checar as mercadorias dos outros jogadores, enquanto deslizam silenciosamente suas mercadorias contrabandeadas para dentro dos portões.

 

2. Se Você Gosta de Planejar Rotas e/ou Bloquear Outros Jogadores

Catan - Construção de Rotas - por Raiko Puust

Catan – O Jogo – Foto: Raiko Puust

Quando você se sentou para jogar o jogo Catan pela primeira vez, é possível que você tenha se impressionado pela maneira como os jogadores podem iniciar o jogo em qualquer lugar do tabuleiro, e também podem expandir seus domínios para todos os lados.

Desde o início do jogo, você possui total liberdade para escolher onde começa, e para onde você deseja crescer. Seu movimento não é mais governado por cartas, ou por um dado que dita que você deve se mover em uma direção específica no tabuleiro.

As decisões são completamente suas, e até mesmo se algum outro jogador começou a te incomodar, “BOOM!” Você pode criar um assentamento ou uma estrada que estraga os planos dele. Toma essa, fulaninho!

Então, se é por isso que você continua a colocar o jogo Catan na mesa, então dê uma olhada nesses outros jogos de construção de rotas.

 

Ticket to Ride

Catan - Ticket to Ride - por Anne Heathen

Ticket to Ride – Foto: Anne Heathen

Pergunte a qualquer jogador sobre um jogo de construção de rotas, e ele te dirá Ticket to Ride!

E não é por menos! Esse é um jogo simples, campeão mundial de vendas, onde no seu turno você pode realizar apenas uma dentre três ações possíveis. Basicamente, ou você pega cartas, ou você utiliza as suas cartas para reivindicar rotas, ou você pega mais objetivos.

Simples, não é mesmo?!

Nem tanto! O problema é que em Ticket to Ride, você não é o único jogador a fazer isso. Basicamente, as rotas disponíveis para cada jogador são limitadas, e as cartas que você precisa coletar nem sempre estão à sua disposição.

A situação piora ainda mais quando a carta que você precisa está ali, esperando que você a pegue, mas você está com medo de que até o seu próximo turno, algum outro jogador roube uma das rotas que você precisa!

Então, se você se interessa por jogos onde você coloca suas peças no tabuleiro, e busca conectar rotas, Ticket to Ride é absolutamente necessário na sua coleção!

 

Saboteur

Catan - Saboteur - por Mike Hulsebus

Saboteur – Foto: Mike Hulsebus

Como segundo jogo de construção de rotas, a recomendação que fica é o Saboteur!

Esse é um jogo de cartas extremamente simples, onde os jogadores representam anões que estão escavando uma mina, a fim de encontrar uma pepita de ouro.

Nos seus respectivos turnos, os jogadores buscarão colocar uma carta de caminho na mesa, ligando a carta de entrada da mina com as possíveis cartas de pepita.  Mas cuidado! Dentre os anões, haverá 1 ou 2 sabotadores, que tentarão fazer escavações para o lugar errado, ou bloquearão o caminho, dificultando assim a vida dos demais anões.

Para combater os sabotadores, também existem no baralho cartas de desmoronamento, lanternas pifadas e picaretas quebradas, que visam limitar a possibilidade de escavação dos outros jogadores.

No mais, Saboteur é um jogo rápido, de no máximo meia hora, onde você terá de gerir muito bem a sua mão, blefar, e trabalhar em equipe, a fim de ser o anão mais rico no final do jogo!

 

Keyflower

Keyflowers

Keyflowers – Foto: Yoppy

Ticket to Ride é um jogo relativamente simples, e Saboteur é mais simples ainda. Dessa forma, se você gosta de construir rotas, mas está esperando por uma experiência mais épica, eu acho que você pode querer dar uma olhada em Keyflowers!

Esse jogo te introduzirá a diversas outras mecânicas de jogo, as quais incluem “Pegar e Entregar”, “Alocação de Trabalhadores” e “Tabuleiro Modular”.

Na realidade, é justamente na parte do tabuleiro modular que entram as construções de rotas. Isso porque no jogo, você estará apostando em diferentes leilões para adquirir peças hexagonais que representam diferentes propriedades.

Uma vez que você adquiriu uma nova peça, você deve posicioná-la na sua própria área de jogo, sempre levando em conta as estradas presentes em cada peça.

Essas estradas, usadas ao longo da partida para transporte e entrega de recursos, são fundamentais na sua estratégia. Dessa forma, se você construir erroneamente uma rota entre dois hexágonos, é possível que você tenha problemas, e não consiga se beneficiar propriamente dos recursos produzidos nelas!

 

3. Se Você Ama Rolar os Dados – Mas Não Para Combate ou Movimento

Catan - por Yair Aronshtam

Catan – O Jogo – Foto: Yair Aronshtam

Certo, então como terceira “semelhança”, eu vou sair um pouco fora da caixa.

Isso acontece porque o jogo Catan talvez tenha sido o primeiro jogo em que você viu os dados sendo utilizados para outra coisa que não movimento ou combate. Dessa forma, é possível que você pense que Catan é o único jogo que faz isso.

Ele não é, e não é mesmo!

Hoje, existem diferentes formas de utilizar dados em um jogo de tabuleiro. Se isso te interessa, eu recomendo que dê uma olhada nos seguintes jogos:

 

Istanbul

Catan - Istambul - por Yoppy

Istanbul – Foto: Yoppy

Como primeira recomendação, o jogo Istanbul possui uma rolagem de dados com função muito similar a Catan. Isso é, na maior parte das vezes que você rolar os dados em Istabul, será para conseguir mais recursos.

No jogo, cada jogador representa um mercador, que junto com seus ajudantes, deve andar e procurar pelos melhores negócios da cidade de Istanbul.

O grande lance do jogo é que quando você para com seu mercador em algum local, você deve deixar um dos seus auxiliares nesse espaço. No início do jogo, você só possui 4 auxiliares, por isso você deve planejar suas ações com muito cuidado!

Basicamente, você precisará pensar não apenas no caminho de ida até as localidades que você deseja, mas também no caminho de volta, para que você consiga coletar novamente seus ajudantes e assim usá-los em outros locais.

Existem 16 locais diferentes, disponíveis já na caixa base de Istanbul. Todas essas localizações serão usadas nos seus jogos, mas você pode alterar suas posições jogo a jogo.

Duas dessas localidades (Casa de Chá e Mercado Negro) se utilizam dos dados. Na Casa de Chá, você deverá jogar os dados para tentar pegar moedas, e no Mercado Negro, jogará os dados para conseguir mercadorias azuis.

O motivo pelo qual você deseja moedas e/ou mercadorias, é que eles podem ser utilizados para compra de rubis. Rubis correspondem a única forma de vencer o jogo, sendo que vence a partida o primeiro jogador a coletar 6 rubis em partidas com 2 jogadores, e 5 rubis em partidas com 3 a 5 jogadores.

 

Stone Age

Catan - Stone Age - por Darren Bryant

Stone Age – Foto: Darren Bryant

O segundo jogo que eu quero te recomendar, onde os dados não são utilizados para movimento ou combate, é o Stone Age.

No jogo, cada jogador governa uma tribo na Idade da Pedra, e busca otimizar a obtenção de recursos da melhor forma possível.

O interessante é que como era necessária muita sorte para sobreviver na Idade da Pedra, uma vez que isso envolvia muitos riscos calculados, Bernd Brunnhofer (designer do jogo) inclui os dados para adicionar esse sabor ao jogo.

No seu turno você buscará alocar seus peões (também conhecidos como meeples) em uma das regiões do tabuleiro, a fim de conseguir recursos. No final do turno, você jogará um dado para cada meeple que colocou naquele espaço, e conseguirá recursos de acordo com a soma dos dados.

Dessa forma, quanto mais peões você colocar em um espaço, mais chance você tem de conseguir os recursos que deseja. Contudo, como seus meeples são limitados, você terá de calcular muito bem as suas chances de conseguir cada recurso, de forma que você separe seus peões da melhor forma possível, nos diferentes espaços do tabuleiro.

Portanto, Stone Age também é um jogo onde os dados serão utilizados para conseguir recursos, diferindo de Catan e de Istanbul apenas na quantidade de dados jogados por turno.

Isso é, enquanto que em o jogo Catan e Istanbul você sempre jogará o máximo de dois dados no seu turno, em Stone Age você pode rolar até 7 dados de uma única vez.  Justamente por isso, os designers do jogo inseriram um copinho de couro na caixa base, para que você coloque os dados dentro, e role-os de uma só vez!

 

As Viagens de Marco Polo

Jogo Catan

As Viagens de Marco Polo – Foto: Daniel Danzer

E para finalizar essa lista com chave de ouro, um dos meus jogos prediletos de todos os tempos: As Viagens de Marco Polo!

Esse foi o primeiro jogo que eu joguei que se utiliza da “alocação de dados”, uma subcategoria da mecânica “alocação de trabalhadores”, onde ao invés de você alocar seus meeples no tabuleiro (como em Stone Age), você aloca diretamente seus dados.

Aqui, os jogadores assumem o papel de diferentes viajantes, e buscam conquistar pontos de vitória através das suas viagens, e através do comércio de especiarias.

No início do jogo, cada jogador recebe 5 dados da sua cor, e já os rola para saber o valor de cada dado. Esses valores não poderão ser alterados, a menos que o jogador pague por isso. Com os dados em mãos, os jogadores poderão alocá-los no tabuleiro, a fim de conseguir recursos, pegar contratos, ou viajar.

Assim o jogo prossegue por 5 rodadas, onde turno a turno você precisará pensar na melhor ação a fazer, levando sempre em conta o valor dos dados tirados naquela rodada.

 

Considerações Finais

Essa definitivamente não é uma lista extenuante, com todas as opções de jogos para substituir Catan. Isso porque existem centenas, se não milhares de jogos que possuem alguma similaridade com Catan, e eu nunca poderia fazer uma lista assim tão grande.

Catan - Jogo

Catan – O Jogo

Ainda assim, nessa lista você encontra 9 excelentes jogos, que caso você goste do Jogo Catan, e esteja procurando um novo desafio, serão ótimos para a sua coleção!

Caso você tenha alguma outra recomendação de jogos, deixe-a nos comentários abaixo, justificando o porquê do jogo escolhido. Assim, os usuários que conferirem esse artigo não terão apenas 9 jogos para escolher, mas dezenas!

Grande abraço e até a próxima!

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Promoção: Arkham Horror 2 Dias 9 Horas 37 Minutos 36 Segundos para expirar a oferta
Saiba Mais >>