Definindo seu Perfil de Jogador

Uma Análise Completa dos Diferentes Tipos de Jogadores

Definindo seu Perfil de Jogador: Uma Análise Completa dos Diferentes Tipos de Jogadores
17 de novembro de 2018 Leonardo Polak

Se você já jogou jogos de tabuleiros com pessoas com perfil de jogador diferentes, você sabe que nem todo mundo gosta de jogar da mesma forma.

Alguns jogadores, por exemplo, estão sempre determinados a otimizar cada movimento ou ação realizada no jogo. Outros jogadores, em contrapartida, querem fazer apenas as jogadas mais diferentes ou poderosas, a fim de testar as diversas estratégias ou dinâmicas de jogo. Outros, ainda, ficam felizes apenas por fazer parte da partida!

Dessa forma, que tal se pudéssemos decifrar um pouco quais os tipos de jogadores e como eles se comportam durante uma partida?!

Ao meu ver, isso poderia ajudar os jogadores a simpatizarem uns com os outros, e/ou aprender que tipo de jogos e experiências estão procurando no tabuleiro.

Infelizmente, encontrar uma linguagem que descreva os diferentes tipos de jogadores não é uma tarefa fácil. Para nossa sorte, Mark Rosewater, o designer-chefe do aclamado Magic: The Gathering, já estabeleceu algumas informações bases que podem ser utilizadas.

Isso é, uma das inovações que ele trouxe para o design de Magic foi a ideia de três diferentes perfis psicográficos, ou tipos de jogadores, dentro do público que joga Magic. São eles:

  • • Timmy/Tammy;
  • • Jonny/Jenny;
  • • Spike.

Basicamente, ao manter as informações desses 3 perfis em mente, os designers de Magic podem garantir que cada expansão contenha algo para atrair todos os diferentes tipos de jogadores.

Neste artigo, portanto, eu vou usar esses mesmos perfis, mas buscando e aplicá-los para os jogos de tabuleiro. Não que essa seja uma comparação perfeita, uma vez que Magic é um tipo de jogo muito diferente da maioria dos jogos de tabuleiro.

Ainda assim, eu acho que é um bom começo, e espero que você goste!

Timmy/Tammy

A primeira pergunta, a qual é fundamental para entendermos os diferentes perfis de jogadores, é se perguntar sobre o que um jogador procura ao comprar ou jogar um jogo.

Sendo assim, o primeiro perfil de jogador (chamado por Mark Rosewater de Timmy/Tammy) quer experimentar alguma coisa. Isso é, o motivo pelo qual um “Timmy” joga um jogo de tabuleiro é porque ele gosta dos sentimentos e sensações despertadas pelo jogo.

Como você verá mais para a frente, Jonnys e Spikes já possuem um objetivo específico em mente quando começam a jogar. Para um jogador com perfil de jogador Timmy, contudo, a diversão não está no objetivo do jogo, mas sim no simples ato de jogar.

Obviamente, existem diferentes sentimentos que podem criar essa diversão. É por isso que, em cada um dos perfis, podemos examinar também alguns subgrupos, dependendo do que os jogadores estão procurando. Alguns dos maiores subgrupos de Timmys são:

O Timmy com Sede de Poder!

Definindo seu Perfil de Jogador - O Timmy com Sede de Poder - por mysterybaer

Phase 10 – Foto: mysterybaer

O primeiro subgrupo de Timmys é aquele que iguala poder a diversão. Isso é, esse perfil de jogador procura pelo sentimento visceral de que está dominando a partida. Aqui, dominar não no sentido de vencer, mas no sentido de fazer jogadas épicas!

Para um Timmy com sede de poder, um jogo de tabuleiro é a oportunidade perfeita para ver o que ele é capaz de fazer. O quão grande é a criatura que ele pode jogar? Quantos pontos ele consegue fazer em um único turno? Quantas vezes ele pode jogar em sequência?

De maneira geral, jogos de combate dirigidos por dados, e/ou push your luck (force a sua sorte) são perfeitos para esses jogadores. Isso porque esses jogos oferecem a oportunidade perfeita para que eles façam jogadas épicas, em que uns poucos turnos podem definir a partida.

Obviamente, nem sempre essa sede de poder compensa. Quando lidamos com a sorte, é comum termos mais falhas do que sucessos. Mas quando vêm um sucesso, meu amigo, prepare os ouvidos, porque você vai escutar!

Algumas recomendações para esses jogadores:

O Timmy com Apelo Social!

Definindo seu Perfil de Jogador - Timmy com Apelo Social - por Rudy Riot

The Resistance – Foto: Rudy Riot

O segundo subgrupo de Timmys prospera nos aspectos mais sociais dos jogos. Para eles, jogar é sinônimo de interagir com seus amigos.

Dessa forma, eles veem os jogos de tabuleiro como uma forma de passar uma noite divertida com os amigos ou com a família.

Este é o subgrupo que mais procura pelos jogos festivos e familiares voltados a muitos jogadores, uma vez que eles permitem muita interação, e envolvem o grupo inteiro em um único jogo.

O Timmy com apelo social é também aquele mais propenso a procurar por variantes e “regras caseiras” para os jogos que compra. Isso porque como o objetivo é interagir o máximo possível, ele procura fazer isso sempre, até mesmo nos jogos em que não há muita interação.

Para mim, se você é um Timmy com apelo social, alguns dos jogos com melhor custo/benefício disponíveis no mercado são da editora Geeks N’ Orcs. Isso porque jogos como Piratas!, Loot e Melvin vs. Kronk são baratinhos, e oferecem horas e mais horas de diversão para todo o grupo.

Ainda assim, se você procura por outras recomendações, os seguintes jogos também podem te interessar:

O Timmy que Busca Adrenalina!

Definindo seu Perfil de Jogador - Timmy que Busca Adrenalina - por Rodney Smith

Zombicide – Foto: Rodney Smith

Como último subgrupo de Timmys que vamos explorar nesse artigo, temos aqueles jogadores que realmente apreciam a incerteza e a variabilidade presente em alguns jogos de tabuleiro.

Isso é, esse subgrupo de Timmys procura especificamente pelos jogos em que o resultado final não é previsível. Jogos em que os jogadores precisam necessariamente se adaptar às demandas do tabuleiro, sem qualquer certeza de que o seu plano vai funcionar.

Para eles, a diversão do jogo é ver todos os diferentes tipos de coisas que podem acontecer no jogo. Esse é o subgrupo, por exemplo, que adora jogos com dados, ou jogos que possuem uma configuração diferente para cada partida.

Zombicide, por exemplo, é um dos jogos mais procurados por esse grupo. Isso porque esse é um jogo com um setup diferente a cada partida, e com uma variabilidade e imprevisibilidade incrível nos diferentes cenários. Nenhuma partida de Zombicide é igual, e é por isso que ele é adorado por tantos jogadores.

Dessa forma, se você faz parte desse grupo, ou se gosta de jogos que compartilham essas características com Zombicide, as minhas recomendações são:

Jonny/Jenny

O segundo perfil de jogador é chamado por Mark Rosewater de Jonny/Jenny. Basicamente, esses são os jogadores que procuram jogos em que podem expressar algo a respeito deles mesmos.

Para um Jonny, um jogo de tabuleiro é a oportunidade perfeita para mostrar aos demais uma qualidade sua, a qual pode estar vinculada à sua criatividade, inteligência, capacidade de dedução, ou simplesmente sobre o quão incomum é a sua forma de pensar.

Tal como vimos com os Timmys, os Jonnys também podem ser separados em diferentes subgrupos. A diferença, porém, tem a ver com o foco.

Os subgrupos de Timmys se formam de acordo com o que eles acham divertido em um jogo. Para os subgrupos de Jonnys, contudo, as diferenças estão nas diferentes formas de se expressar e se diferenciar dos demais jogadores.

Jonnys que Procuram por Combos!

Definindo seu Perfil de Jogador - Jonnys que Procuram por Combos - por Mike Jones

Star Wars: Destiny – Foto: Mike Jones

O primeiro subgrupo de Jonnys é aquele que busca estudar e entender qual a melhor combinação de combos existentes em cada jogo.

Isso é, para esse subgrupo, o objetivo de jogar está sempre em entender as diferentes interações entre as regras do jogo, e em como usar diferentes combinações de ações para ter resultados excepcionalmente harmônicos.

Basicamente, esse subgrupo adora jogos de construção de baralhos (deck-building games) e os jogos onde você constrói uma maquininha de pontos (engine-building games).

Isso porque nesses jogos, você geralmente possui diversas estratégias que podem funcionar a cada partida, e quanto mais harmônica é a sua estratégia, maiores são as chances de você vencer os demais jogadores.

Algumas recomendações de jogos para Jonnys que procuram por combos são:

Jonnys que Buscam Pensar Fora da Caixa!

Definindo seu Perfil de Jogador - Jonnys que Buscam Pensar Fora da Caixa - por Ivan Dostál

Cartas de Whitechapel – Foto: Ivan Dostál

O segundo subgrupo de perfil de jogador Jonnys é aquele que busca expressar a sua capacidade de pensar diferente dos demais jogadores.

Isso é, para um Jonny que busca pensar fora da caixa, a diversão do jogo está sempre em procurar por formas alternativas de se jogar um mesmo jogo, ou por estratégias diferentes das usadas convencionalmente pelos demais jogadores.

Dessa forma, para esse subgrupo, não existe diversão alguma em jogar todas as partidas da mesma forma, seguindo sempre os mesmos princípios de jogo. Cada partida precisa ser única, e a maneira com que fazem isso é tentando demonstrar que toda estratégia é viável.

É importante destacar aqui que para o Jonny que pensa fora da caixa, uma estratégia viável não é necessariamente aquela que vence a partida, mas sim aquela que é ao menos um pouco competitiva.

Os jogos que se adequam bem para esse tipo de público são aqueles que possuem inúmeros caminhos para a vitória, tais como:

Jonnys que são Artistas!

Definindo seu Pefil de Jogador - Jonnys que são Artistas

Dixit Odyssey – Foto: Desconhecido

Por último, como terceiro subgrupo de Jonnys, os artistas são aqueles que buscam expressar toda a sua capacidade criativa dentro dos jogos, presando muito pelos jogos de dedução, imaginação e atuação.

Esse subgrupo pode facilmente ser confundido com os Jonnys que buscam pensar da caixa, contudo, eles possuem uma diferença fundamental.

Para os artistas, não existe necessidade alguma de pensar em algo que não foi pensado antes. Isso porque um artista não é necessariamente um inventor, mas um apreciador das diferentes formas de pensar e se expressar usadas pelos jogadores.

Para esse subgrupo, as recomendações são:

Spike

Por último, como terceiro perfil de jogador, um Spike é aquele que joga para provar alguma coisa aos outros jogadores.

De maneira geral, um jogador Spike vê um jogo como um desafio mental, pelo qual ele pode definir e refinar suas habilidades. Dessa forma, o principal objetivo de um Spike é vencer a partida. Isso porque para esse grupo, qualquer coisa abaixo do sucesso é um fracasso, uma vez que esse é o critério pelo qual ele se julga.

Assim como os Timmy e Johnny, os Spikes também possuem seus próprios subgrupos. O que os separa é a forma como tentam vencer as suas partidas.

Spikes Inovadores

Definindo seu Perfil de Jogador - Spikes Inovadores - por Glitch Connect

O primeiro subgrupo de Spikes é aquele que se orgulha da sua habilidade de definir e julgar estratégias vitoriosas.

Isso é, um Spike Inovador é aquele jogador que está sempre à procura da estratégia que deixará o jogo quebrado. A estratégia que os oponentes não estão esperando, e que justamente por isso, não saberão o que fazer para contra-atacar.

O sonho do Spike Inovador é encontrar uma estratégia vitoriosa em todos os seus jogos. Algo que deixe o jogo completamente quebrado, mas que não por isso deixa ele menos divertido.

Uma vez que o Spike Inovador é aquele mais focado em encontrar as combinações de ações e regras que quebram o jogo, ele passa muito mais tempo que os demais entendendo como o jogo funciona em detalhes.

De maneira geral, esse também é o tipo de jogador que lerá o manual do jogo várias vezes, uma vez que o conhecimento íntimo das regras poderá recompensá-lo mais tarde.

Alguns jogos recomendados para esses jogadores são:

Spikes Estatísticos

Definindo seu Perfil de Jogador - Spikes Estatísticos - por Ron

7 Wonders – Foto: Ron

O segundo subgrupo de Spikes não está necessariamente interessado em entender as diversas combinações de regras e ações que podem quebrar o jogo. Para ele, a melhor forma de sair a frente dos seus oponentes é entendendo quais estratégias funcionam melhor em cada ambiente.

Basicamente, os Spikes estatísticos entendem que todas as estratégias possuem ao menos uma fraqueza, e que se eles entenderem o que os oponentes vão jogar, eles podem encontrar uma forma de vencê-los com facilidade.

Dessa forma, Spikes estatísticos passam grande parte do seu tempo tentando entender o que fez uma combinação de ações ser vitoriosa. Se possível eles utilizam até mesmo de programas estatísticos para verificar o que mais funciona em cada situação.

Basicamente, é por conta desse grupo que você pode encontrar na internet artigos detalhando qual a melhor combinação estatística para iniciar seu jogo de Terra Mystica, ou qual a probabilidade de você vencer uma partida de As Viagens de Marco Polo de acordo os personagens selecionados.

Dessa forma, se você é um Spike estatísticos, eu recomendo que você procure por jogos com ampla variabilidade de setup inicial, e principalmente por jogos que possuem versão digitais, pois isso te ajudará na compilação dos dados.

Alguns jogos que possuem essas vantagens são:

Spikes Perfeccionistas

Definindo seu Perfil de Jogador - Spikes Perfeccionistas - por Ted McGrath

Xianqi – Foto:  Ted McGrath

O último subgrupo de Spikes vai além das estratégias inovadoras e do metagame.

Spike perfeccionista é um perfil de jogador que concentra suas energias no aperfeiçoamento de suas próprias habilidades de jogo. Eles acreditam que a chave final para a vitória é jogar com o mínimo possível de falhas.

Dessa forma, esse subgrupo utiliza muito de sua energia olhando para dentro, e tentando entender suas próprias falhas internas para poder trabalhá-las melhor.

Devido a esse foco, Spikes perfeccionistas tendem a gastar mais do seu tempo em jogos abstratos, uma vez que eles geralmente promovem regras simples, pouca dependência de sorte, e informações transparentes para todos os jogadores.

A coisa mais importante de entender sobre esse subgrupo de Spikes é que para eles, o prazer de um jogo está relacionado ao seu progresso pessoal.

Dessa forma, para esses jogadores, a primeira partida de um jogo não significa absolutamente nada. O que eles realmente desejam é jogar 40, 50 ou 100 vezes um mesmo jogo, a fim de deixar cada vez mais perfeita as suas táticas e habilidades.

Para esse subgrupo, os jogos recomendados são:

Perfis Híbridos

Uma vez que agora você já entende que existem diferentes perfis de jogadores, cada um com suas preferências e habilidades próprias, é possível que você esteja se perguntando se existem híbridos.

A resposta é sim! Da mesma forma que na maior parte das perfilações, aqui você também pode ter jogadores que possuem algumas características de um grupo, e outras características de outro grupo. Por exemplo: 

Timmy/Jonny

Definindo seu Perfil de Jogador - Timmy Jonny - por Ivan Dostál

Alquimistas – Foto: Ivan Dostál

Basicamente, um Timmy quer experimentar alguma coisa. Um Jonny, por outro lado, quer expressar algo a seu respeito.

Coloque-os juntos e você terá alguém que quer mostrar aos outros o quanto ele pode se divertir. Em outras palavras, um Timmy/Jonny quer se divertir, mas gosta de ser inovador em como ele se diverte.

Dessa forma, um Timmy/Jonny procura por jogos que deem a ele ferramentas para utilizar a sua criatividade e forma incomum de pensar, e que ao mesmo tempo são relativamente imprevisíveis quanto ao setup e andamento do jogo.

Um jogo que agrada muito os Timmy/Jonny é o Clank! Isso porque Clank é um jogo de deck-building (ideal para Jonnys que gostam de combar), onde você também tem um fator de push your luck (no final do jogo, é bem difícil saber se vai dar tempo de você sair da masmorra).

Além disso, no Clank, você também pode montar combinações bem diferentes de baralhos, sendo excelente para Jonnys que pensam fora da caixa, mas nunca tem certeza de que o seu plano vai funcionar (sendo ideal para Timmys que buscam por adrenalina).

Outros jogos interessantes para esse grupo são:

Timmy/Spike

Definindo seu Perfil de Jogador - Timmy Spike - por Ivan Dostál 970 x 400

Not Alone – Foto: Ivan Dostál

Um Timmy/Spike está sempre dividido. Ele quer ganhar cada partida, mas em compensação, se ele se preocupar apenas com a vitória, é possível que ele não se divirta tanto.

Para resolver esse dilema, ele foca nos jogos simples, onde as estratégias que levam à vitória são divertidas e interativas.

Dessa forma, ele acaba sendo menos detalhista que os demais Spikes, uma vez que vencer nem sempre é o seu principal objetivo, e também acaba sendo menos “largado” que os demais Timmys, uma vez que ele sempre considera qual estratégia pode levá-lo à vitória.

Ao meu ver, isso leva o perfil de jogador Timmy/Spikes a desenvolver uma preferência pelos jogos familiares. Isso porque nesses jogos, existe uma dose bem bacana de interação entre os jogadores, e essa interação geralmente é combinada com uma dose estratégica bem versátil e divertida.

Assim, as minhas recomendações para esse grupo são:

 Jonny/Spike

Definindo seu Perfil de Jogador - Jonny Spike - por Shazammy

Por último, um Jonny/Spike não quer apenas vencer. Ele quer vencer com estilo!

Basicamente, um Jonny/Spike joga para provar aos outros jogadores que não só ele consegue vencer, mas que ele faz isso tendo a limitação de inovar constantemente na estratégia que ele está utilizando.

Justamente por esse foco, Jonny/Spikes geralmente prosperam em jogos estratégicos, onde há pouco ou nenhum consenso sobre qual a estratégia que tem mais chances de vitória.

Alguns jogos com essas características são:

Considerações Finais

Ao realizar a pesquisa para escrever esse texto, eu me deparei com alguns outros artigos onde os jogadores discutem qual o melhor perfil de jogador dentre aqueles aqui mostrados.

Contudo, para mim, não existe o melhor perfil de jogador! O que existem, basicamente, são apenas formas diferentes de ver e interagir com os jogos.

Fundamentalmente, como é possível ter características de todos os perfis, o ideal é que você seja flexível o suficiente para ter uma parte de cada um dos perfis, e assim conseguir se divertir com praticamente todos os tipos e estilos de jogos.

Lembre-se sempre que não existe absolutamente nenhuma vantagem em você desgostar de um jogo! Portanto, quanto mais flexível você for para apreciá-los, melhor para você!

Definindo seu Perfil de Jogador - Considerações Finais - por cheyennelahaie

Para encerrar esse texto, eu gostaria de pedir para que você deixasse nos comentários abaixo qual é o perfil de jogador que você mais se identifica. Isso é, qual dentre os perfis mencionados é aquele que mais se aproxima de você?

Como sempre, será um prazer ler o que você tem a me dizer. Grande abraço!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Promoção: Arkham Horror 2 Dias 10 Horas 27 Minutos 42 Segundos para expirar a oferta
Saiba Mais >>